Técnicas Chinesas
Muito semelhante a acupuntura, a auriculoterapia é uma técnica natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas, os quais representam os diversos órgãos do nosso organismo. Assim, quando esse ponto é estimulado, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão.
Também conhecida como acupuntura auricular, essa terapia não é só eficaz para tratar uma ampla variedade de doenças comuns, mas ela também pode ser usada com bons resultados no tratamento de doenças de difícil resolução ou como analgésico durante o ato cirúrgico. Adicionalmente, a auriculoterapia também ajuda a diagnosticar e a prevenir algumas doenças através da observação dos pontos específicos da orelha que se encontram alterados.
Esta técnica pressupõe conhecimentos aprofundados da medicina chinesa, que relaciona um órgão a manifestações fisiológicas diferentes. O ponto do fígado, por exemplo, pode tratar alterações no olho ou visuais, porque o fígado, na medicina chinesa, está relacionado à visão.
A terapia de acupuntura auricular pode ser feita em qualquer pessoa, independentemente da idade, trazendo benefícios para adultos, idosos e crianças.
Em 1990, A Organização Mundial da Saúde incluiu a auriculoterapia no sistema da Medicina Geral como método de tratamento principalmente para dores e problemas funcionais. Hoje, ela é praticada em muitos países, incluindo o Brasil.
A Agência Nacional de Acreditação e Avaliação em Saúde (ANAES), órgão francês equivalente ao Ministério da Saúde brasileiro, publicou em 2003 e 2004 uma lista de quadros para os quais são indicados o tratamento por auriculoterapia:
- Dores crônicas e agudas, agindo como analgésico;
- Ansiedade e depressão (como parte de um tratamento geral);
- Distúrbios funcionais digestivos, como náuseas e vômitos;
- Vícios diversos, incluindo tabagismo;
- Alergias, incluindo rinite alérgica;
- Auxílio na recuperação motora;
- Patologia funcional urogenital;
- Insônia;
- Transtornos de ansiedade e bipolaridade;
- Obesidade, compulsões;
- Enxaqueca, cefaleias, sinusites;
A Acupuntura é uma das especialidades da Medicina Tradicional Chinesa e apresenta muitas centenas de anos de evolução na China. A técnica se utiliza da inserção de agulhas em pontos vitais, de acordo com o diagnóstico do desequilíbrio do paciente, com o objetivo de promover o fluxo de Qi (substancia vital) e harmonizar as nossas energias yin/yang.
O Objetivo da acupuntura é promover a circulação adequada de Qi (energia) e Xue (sangue) nos meridianos energéticos (canais e colaterais). Com este objetivo faz-se um estímulo nos pontos dos meridianos através de agulhas ou calor (moxabustão) que irá melhorar toda a circulação energética e também promoverá o equilíbrio das forças Yin (energia simbolizada pela lua: noite, frio, passividade e quietude) e as forças Yang (energia simbolizada pelo sol: dia, calor, atividade e agitação).
Atualmente a acupuntura vem sendo pesquisada, tanto no oriente como no ocidente, demonstrando evidências incontestáveis de sua eficácia. O estímulo das agulhas promove a liberação de substâncias com ação analgésica que explicariam a ação da acupuntura nas quadros dolorosos e doenças inflamatórias. Segundo a literatura 70 a 80 % dos pacientes respondem ao tratamento com acupuntura.
INDICAÇÕES DA ACUPUNTURA PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE – OMS
- Pediatria: diarreia, convulsão e obesidade infantil.
- Ginecologia: TPM, cólica menstrual, cistite, obstrução da trompa, ovário policístico, infertilidade e menopausa.
- Psiquiatria: depressão, ansiedade, insônia e estresse.
- Neurologia: cefaleias (dor de cabeça), tonteira, neuralgia do trigêmeo, neuralgias, disfunção da ATM, paralisia facial e AVC (ataque vascular cerebral).
- Otorrinolaringologia: zumbido, dor de garganta, amigdalite, rinite e sinusite.
- Gastrenterologia: dor abdominal, cólica intestinal, náuseas e vômitos, diarreia, constipação, hiperacidez, gastrite crônica, ulcera péptica, síndrome do intestino irritável, enterite e hemorroidas.
- Cardiologia: doença coronariana, angina pectoris, hipertensão arterial e hipotensão arterial.
- Dependência química: alcoolismo, tabagismo, dependência a cocaína e heroína.
- Dermatologia: acne, herpes zoster e psoríase.
- Pneumologia: bronquite e asma.
- Reumatologia: distensão muscular, dor cervical, dor aguda na coluna vertebral, dor lombar, dor ciática, dor no joelho, fibromialgia, artrose, artrite reumatoide e gota.
- Obstetrícia: enjoo, correção da posição fetal, indução ao parto, dor no parto, lactação deficiente.
- Endocrinologia: obesidade e diabetes mellitus.
A ventosaterapia é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade.
Esta técnica é muitas vezes usada no tratamento da celulite, pois o aumento da circulação de sangue pode reduzir o aspeto da casca pele de laranja. Além disso, a ventosaterapia é também usada como forma natural para combater a dor muscular, já que a diferença de pressão causada pelo vácuo desloca a pele do músculo e aumenta a quantidade de sangue, tendo uma ação relaxante.
O tratamento com ventosas também é indicado para eliminar a dor nas costas causada por tensão muscular ou contraturas, inchaço nos braços, pernas ou pés, dor nas articulações.
Os seus principais benefícios da ventosaterapia incluem:
- Aumento da circulação sanguínea local;
- Eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho;
- Fortalece os vasos sanguíneos;
- Aumentar a produção de líquido sinovial dentro das articulações;
- Relaxar e acalmar o corpo e a mente.
- Este tratamento também é muito utilizado na Medicina Tradicional Chinesa, sendo muitas vezes associado à acupuntura, para tratar diversos transtornos da saúde com o objetivo de reenergizar os meridianos por onde passa a energia vital Qi.
Embora seja relativamente seguro, o tratamento com ventosaterapia possui algumas contraindicações e, por isso, não deve ser aplicado em pessoas que apresentam:
- Trombose, tromboflebite ou distúrbios hemorrágicos;
- Varizes ou Feridas;
- Febre;
- Fratura no local a ser tratado.
Shiatsu é uma palavra de origem japonesa que quer dizer “pressão com os dedos” (pressão “atsu” com os dedos “shi”.
O shiatsu é uma técnica de massagem terapêutica que visa o equilíbrio entre corpo e mente, através da pressão dos dedos ou palmas das mãos realizada em determinadas áreas do corpo. É uma técnica de preservação, prevenção e tratamento com base nos sintomas apresentados pelo paciente, onde, com a pressão dos dedos, a musculatura total do corpo é solta, ativando a circulação e tornando o corpo mais vascularizado. A partir do aumento da circulação sanguínea, há uma maior liberação de endorfina e serotonina no organismo, considerados hormônios do bem-estar. Com a liberação dos hormônios do bem-estar, a redução de emoções negativas, como estresse, raiva, mágoa e ansiedade, pode ser nitidamente sentida após cada sessão.
Essa técnica é também utilizada para aumentar a energia do paciente e a consciência sobre si mesmo, bem como regular e melhorar o funcionamento dos órgãos, além de estimular uma maior imunidade contra doenças sendo considerado um método que trabalha mais a prevenção do que a cura de enfermidades.
Na técnica, o terapeuta massageia o corpo do paciente utilizando os dedos, os polegares, as mãos, as palmas das mãos, os cotovelos e os joelhos para alongar o corpo, pressionar os pontos adequados (“tsubos”). O shiatsu é proveniente da medicina oriental, que crê na energia vital (ki), que é capaz de fluir pelo corpo humano por caminhos. Esses caminhos são chamados de “meridianos de energia”, usados por terapeutas para o equilíbrio energético entre corpo, mente e alma. O livre fluxo da energia pelos meridianos, então, proporcionaria saúde física e mental.
Uma técnica completa que é frequentemente recomendada em casos de:
- Dores de cabeça;
- Dor muscular, tensões e contraturas;
- Lombalgias, fibromialgia, artrite;
- Disfunções menstruais;
- Insônia;
- Constipação;
- Estresse;
- Ansiedade;
- Rinite e sinusite;
- Cansaço físico;
- Esgotamento emocional;
- Busca pelo equilíbrio entre corpo e mente no geral;
O efeito da moxa é semelhante à acupuntura, que age estimulando os pontos da acupuntura para fortalecer a circulação do Qi(energia) e do sangue, sendo que a moxa estimula o calor.
As dores emocionais às vezes doem mais do que as físicas, não é mesmo?
Voltamos nosso foco para a ansiedade, depressão, compulsão e falta de concentração!
Triplicaram as buscas por soluções cientificamente comprovadas e encontramos o Reiki, Apometria, Barra de Access e muitos tratamentos que fazemos para os nossos Benzinhos!
Os principais objetivos destes tratamentos estão no autoconhecimento e em realizar cortes de traumas, processos obsessivos e auto obsessivos com a finalidade de restabelecer o equilíbrio natural do ser humano em sua essência.
Você tem sentido muita dor ultimamente? Aquela dorzinha muscular desconfortável?
Também nos especializamos em uma gama de massagens terapêuticas, como Pedras quentes, Bambuterapia, Ventosa e até Shiatsu, que atuam na eliminação de dores, visando o equilíbrio entre corpo e mente.
Alergias, rinite alérgica, sinusite! Conhece alguém que parece estar sempre chorando?
Talvez seja você, mas a boa notícia é que a acupuntura e a acupuntura auricular podem resolver esse problema pra você!
Reserve nosso horário na nossa agenda!
Das dorzinha de cabeça constantes até as terríveis crises de enxaqueca, aquela que não dá pra levantar ou sair do escurinho…
Receitamos Acupuntura Tradicional Chinesa para os Benzinhos que nos procuram!
Essa terapia pode ser acompanhada de algum outro tratamento complementar para acabar também com as tonturas, neuralgias, disfunção da ATM que causam todos esses desconfortos!
O Espaço Benzen busca, através das terapias holísticas, harmonizar em cada indivíduo todos os seus elementos: físico, emocional e energético-espiritual, chamados de Tríade.
As terapias holísticas enxergam o ser humano como um todo e não como um fragmento corpóreo, tendo por objetivo tratar de todos os âmbitos do ser humano, concentrando o tratamento não apenas nos sintomas, mas principalmente nas causas das doenças ou desequilíbrios.